Pular para o conteúdo principal

O que é um planograma?

O que é um planograma?

Saiba tudo sobre o Planograma

Um planograma é um desenho, uma representação de uma gôndola ou de uma seção inteira de uma ou mais categorias de produto. Lojas que utilizam planogramas são mais organizadas, exploram melhor o seu potencial de vendas e oferecem uma experiência de compra superior aos seus clientes.

hero
*Imagem meramente ilustrativa.
img
Aprenda

Como usar o planograma no seu negócio

Os planogramas são ferramentas importantes para a organização dos produtos nas gôndolas. Com eles, é possível atender às necessidades dos clientes e aumentar as vendas, já que permitem que a loja organize os produtos de acordo com: vendas, tamanho, formato, peso, faixa de preço e categoria.  

Com o uso do planograma, é possível criar um layout de loja funcional e atrativo. Ao entrar no seu ponto de venda, o cliente precisa saber onde estão os produtos que quer comprar. E quando ele sabe como sua loja é organizada, ele se torna mais fiel ao seu negócio.  

Benefícios

Como o planograma pode ajudar?

Estas são as principais vantagens do uso desta ferramenta poderosa. 

Organização de gôndola

Planogramas ajudam a maximizar a eficiência e o fluxo de vendas de qualquer loja. Por serem uma representação gráfica do layout completo do ponto de venda, são extremamente úteis para determinar onde cada produto dever ser colocado. Gôndolas organizadas e no lugar certo vendem mais.  

Eficiência de portifólio

Planogramas são ferramentas valiosas que podem promover vendas melhores e otimizar o lucro do seu ponto de venda. Por serem uma imagem do layout de produtos de uma loja, facilitam não só a exposição como a reposição dos produtos nos lugares certos. Colocar os produtos certos, nos lugares certos, tanto no momento quando chegam ao seu ponto de venda quanto na hora da reposição, garante uma excelente jornada ao consumidor.

Visibilidade

Consumidor satisfeito é o que sabe onde estão os produtos em sua loja. Em ponto de venda organizado, ele compra mais e você lucra mais. E planogramas ajudam a melhorar a visibilidade dos produtos. Além do que minimizam o tempo e o esforço para o reabastecimento das gôndolas. Adotando o planograma, tudo fica mais claro para quem compra e as ações de colocação e de reposição ficam certeiras: produto certo, no lugar certo, é garantia de maiores vendas.

Tempo de abastecimento

Planogramas ajudam a minimizar o tempo e o esforço necessários para executar o reabastecimento do estoque. Como é um mapa completo das gôndolas, ele pode ser feito em toda a loja, determinando locais exatos onde o cliente vai encontrar o que procura. E o repositor saberá também o local certo para reabastecimento de cada item. 

Experiência do consumidor

Um planograma, quando pensado pela ótica da jornada de compra do consumidor consegue atender a demanda pelos produtos, mas também supre uma demanda psicológica, a satisfação de ter uma boa experiência de compra. Um consumidor encantado é a garantia que o varejo tem do aumento de suas vendas através do crescimento de:
Ticket médio;
Unidades por ticket;
Mixagem de segmentos em uma mesma cesta;
Penetração;
Visitas
 

img
Gestão

Planogramas: Gerenciamento de espaço e seu impacto nas vendas

Um planograma é a ferramenta do varejo que tem grande potencial para garantir a boa execução. Quando montado de acordo com a árvore de decisão do consumidor seu poder é ainda maior, promovendo um maior fluxo de clientes através de um corredor mais atrativo e organizado. 

Esses “mapas” ajudam os varejistas a determinar onde os produtos devem ser colocados, quais produtos devem ser exibidos juntos e como os produtos devem ser apresentados para os clientes. Eles também podem fornecer informações sobre quantidade, tamanho e formato dos produtos. Enfim, é um complexo instrumento de gestão! 

Para elaborar um planograma, é preciso levantar diversas informações: espaço disponível,  tipo de produto a ser exposto, dados da própria loja: tamanho, perfil de consumidor, histórico de vendas e localização.  

Após isso, começamos a montagem do planograma, que deve ser desenhado de forma a facilitar a visualização do espaço da loja. Por fim, é importante levar em consideração as preferências dos clientes e as tendências do mercado. Tudo para que o planograma da sua loja otimize suas vendas. Loja organizada é sinônimo de cliente satisfeito.

img
*Imagem meramente ilustrativa
Na prática

Aplicando ao seu negócio

O primeiro passo para aplicação de um planograma é analisar o espaço disponível e dividi-lo em áreas de exposição por segmento. Ao mesmo tempo, é preciso considerar o fluxo dos clientes no corredor, além do tamanho e da forma dos produtos.  

Em seguida, é necessário determinar a quantidade de produtos que serão expostos em cada área de acordo com o tamanho e q quantidade de gôndolas. 

Por fim, é hora de colocar os produtos no lugar, respeitando o tamanho de cada um e a quantidade determinada para cada área. É importante lembrar que os produtos devem ser expostos de forma a atrair a atenção e melhorar a experiência de compra do consumidor.